Península de Maraú - BA em 8 dias
- Natasha Sawaya
- 10 de mai. de 2022
- 5 min de leitura
Roteiro para 8 dias na Península de Maraú - Sul da Bahia que faz parte de um dos 8 municípios que compõe a Costa do Cacau.
A Península de Maraú fica no sul da Bahia e eu estive por lá durante o carnaval de 2016 com alguns amigos, posso dizer que superou todas as expectativas. Naquela época era um lugar recém descoberto e com isso ainda não tão badalado. É nessa região que temos eleita uma das praias mais bonitas do Brasil, Taipu de Fora.

Como chegar de Ilhéus até Barra Grande?
O tempo em média é de 3h a 3h30min, dependendo das condições da estrada que é de terra e possui bastante buraco no trecho da Península.
Transfer: você pode contratar um motorista para fazer esse trajeto que custa em torno de 300,00 a 350,00 por pessoa.
Sandro (73) 99851-5731
Ademir (73) 99945-3994
Márcio (73) 98842-8830
Alugar carro: eu acho a melhor opção para facilitar a locomoção e dar mais autonomia. Tem várias praias que são distantes e sem carro acaba sendo um perrengue maior.
Outras opções de transporte na Península de Maraú:
- As jardineiras: custa 25,00 por pessoa cada trecho e tem os horários certos para pegar.
- Táxi e aluguel de quadrículo que sai a diária 250,00. A vantagem do quadrículo é que vc pode passar pela areia e ter acesso a Lagoa Azul e ao Farol de Taipu. De carro não dá, só vai até um certo ponto e depois precisa caminhar.
Onde se hospedar?
Barra Grande: fiquei no Flat Barra Inn bem no centrinho de Barra Grande, boa localização, ótimo atendimento, muito bom café da manhã, recomendo.
Outras regiões: Taipu de Fora (pousada Taipu de Fora, VikkingInn, Dreamland entre outras), Mutá (Pousada Kaluana) e Algodões.
DIA 1 - CHEGADA
Chegamos a noite e a pedida depois do jantar foi curtir uma festa no Café de La Musique - na beira da praia na Ponta do Mutá. Lá sempre rola algum evento no sunset e muitas vezes estende a noite dependendo da época do ano.
Caso você esteja hospedada pelo Centro, vale voltar andando a noite pela beira da praia e contemplar o céu que fica super estrelado e muitas vezes você também vê plânctons.
DIA 2 - MORERÉ
Dia de fazer passeio de barco para as piscinas naturais de Moreré, Vila de Moreré e Boipeba, o valor por pessoa foi de130,00 com uma agência Eco (alguma coisa que eu não lembro rs). Chegando em Moreré, nossa opção foi pedir ao guia do barco por nos deixar lá e abortar a ida a Boipeba (eu e meus amigos já conhecíamos Boipeba). O dia foi excelente, curtimos a praia, almoçamos num restaurante do lado direito da ilha com direito a uma lagosta grelhada que estava boa e uma moqueca de camarão decepcionante. Depois achamos um lugar super bom pra comer e também descansar - ah, e que vende vários doces deliciosos. Comi um pavê de nutella com beijinho dos deuses, custava R$5,00! Na volta do passeio o barqueiro nos deixou no Café de La Musique na Ponta do Mutá e assistimos a um por do sol lindo com direito a um show de Surf Music até a noite.

DIA 3 - TAIPU DE FORA & CASSANGE
Saímos bem cedo e fomos para a famosa praia de Taipu de Fora. Ficamos do lado direito, um pouco depois do final da piscina para ficarmos mais afastados da muvuca, como era carnaval, a cidade estava cheia e Taipu por ser a praia mais famosa, estava lotada.
Essa praia é ótima para fazer snorkel e se a visibilidade estiver boa você consegue ver bastante peixe. Por ser uma praia muito frequentada, a vida marinha já sofre as consequências do desequilíbrio do ecossistema.

De lá, fomos para a Praia da Cassange - praia deserta, quase virgem, linda! Na sequência, fomos até a Lagoa da Cassange - lugar lindo, uma paz! Na época, a estrutura para ficar lá não era tão boa, tinha apenas um bar, não sei como está hoje. Como estávamos com muita fome, acabamos não ficando tanto tempo por lá.
Dica: como é uma lagoa, rola umas piabas (um tipo de piranha), tomei 2 beliscadas inesquecíveis rs
De lá fomos assistir ao clássico pôr do sol no Café de La Musique na Ponta do Mutá.
DIA 4 - SAQUAÍRA & ALGODÕES
Dia de conhecer a Praia de Saquaíra, outra linda praia, deserta e cheia de piscinas naturais, um verdadeiro paraíso!
De lá fomos para a Praia de Algodões, linda, selvagem e deserta. Chegamos já com a maré alta, mas mesmo assim deu para curtir. Ficamos no Tikal Bar - lugar super charmoso, com excelente estrutura e caro, mas valeu a experiência.
Para curtir o fim de tarde, a nossa opção foi ir ao famoso Bar da Rô assistir ao por do sol. Um lugar delícia para passar o dia ou curtir o fim de tarde, atendimento excelente, comida super gostosa e bons drinks.

Dica: na hora do por do sol, recomendo andar até a ponta do Rio porque a visão é 360. Foi um por do sol sensacional, estava bem limpo e o sol uma bola de fogo. Conforme foi anoitecendo e a lua foi surgindo a paisagem ficou incrível, rendeu belas fotos!
DIA 5 - TAIPU DE FORA
Um amigo meu estava morando em Taipu de Fora e fui encontrá-lo, porém agora com fica local que fez toda a diferença na experiência da praia. Dessa vez fomos para o lado esquerdo, bem no final da praia, na pousada Dreamland Bungalows. Experimentamos outra Taipu, muito mais bonita, calma, melhor visibilidade e mais variedade de peixe. Fizemos snorkel e demos de cara com um baiacu lindo!

Passamos o dia na Dreamland e almoçamos por lá - recomendo demais! O atendimento é excelente e o dono, o Ian - um norueguês, super gente boa!
Fim de tarde, a pedida foi o clássico por do sol no Café de La Musique, onde fomos encontrar outros amigos que estavam por lá. Nesse dia eu dei um mega azar, comi um ceviche e passei muito mal a noite inteira e o dia seguinte.

DIA 6 - DAY OFF
Day off das férias por motivos de força maior (risos)
O máximo que eu fiz foi ir até a piscina da pousada para não dizer que não sai do quarto. Me recuperei para curtir o último dia por lá.
DIA 7 - PASSEIO DE BARCO TREMEMBE
Dia de fazer o passeio de barco pelas ilhas e cachoeira de Tremembe. Fechamos um barco privativo com o Edmilson do barco Maria Helena - super recomendo. O valor por pessoa foi de 150,00. O passeio inclui:
Tremembe - uma cachoeira deliciosa no meio do mar. A lancha aproxima da cachoeira e você "mergulha" nela. Ficamos um tempo lá. A parte chata é que tem uns locais que querem ganhar dinheiro de qualquer jeito e que querem te ajudar a subir e no final vc tem que dar uns 10,00 a 20,00. Achei péssimo e inconveniente.
Ilha do Goio - parada de uns 40min na parte de trás. Lugar lindo! Amei! A água clara e a ilha deserta! Tiramos fotos lindas!
Almoço na Ilha do Sapinho - restaurante São Jorge. Pedimos de entrada camarão alho e óleo e depois lagosta acompanhada de salada, arroz, feijão, farofa e pirão. Um prato serve 2 pessoas. A sobremesa foi o doce de cocada mole com doce de leite (5,00 o pote - imperdível).
Ilha da pedra furada - linda e paradisíaca. Tem que pagar 5,00 para entrar, pois é propriedade privada. Ir de chinelo, pois tem muita pedra.

Para fechar o dia, mais um por do sol no Café de La Musique. Dessa vez, fiz uma caminhada até o outro lado da ponta e tive um por do sol lindo para me despedir do paraíso em um pedaço vazio da praia e com outra perspectiva.
DIA 8 - NASCER DO SOL DE DESPEDIDA
A programação era ir até a praia de Bombaça, porém na noite anterior, o meu amigo sofreu um acidente que impossibilitou esse deslocamento. Com isso, a minha escolha foi
assistir ao nascer do sol entre o Mutá e Três Coqueiros e curtir um pouco da praia por lá. Essa foi a minha despedida e foi bem difícil ir embora de Maraú! Uma viagem pra lá de especial com amigos maravilhosos.

Opmerkingen