top of page

Pipa, Barra do Cunhaú & Baia Formosa em 6 dias

  • 1 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 13 de dez. de 2020

Roteiro para 06 dias, mas para conhecer bem as 03 regiões, eu sugiro 10 dias.

Fique atento à tábua de maré para aproveitar da melhor forma as praias!




Dia 1 – PRAIA DO AMOR

Primeira parada em Pipa, Praia do Amor. Se estiver hospedado pelo Centro, descer na Praia do Centro e ir caminhando pela beira do mar até a praia do Amor.






Na praia do Amor, logo no começo, rola sempre bastante onda e o mar puxa bem, tem sempre a galera do surf. Eu gosto de andar até o final dela porque lá na outra ponta, além de ser mais vazio e ter menos barraca, sempre rolam umas piscininhas naturais então fica bem mais gostoso de curtir e uma praia quase que exclusiva sua.

O visual dessa praia é demais por conta das falésias e a quantidade de formações rochosas na areia. Depois de curtir uma praia (ou antes) , vale uma passada no famoso Chapadão para contemplar o visual incrível e claro tirar altas fotos - busque horários mais alternativos porque o Chapadão é parada obrigatória de todos os turistas e consequentemente excursões o que faz o local ficar bastante concorrido o que pode impactar a sua experiência.



No pós praia, vale voltar caminhando em direção ao Centro e curtir um final de tarde com direito a uma banda no estilo surf music no Pipa Beach Club ou se você quiser algo mais agitado tem o Mirante Sunset Bar.


Dia 2 – BAIA DOS GOLFINHOS


Dia de conhecer a famosa Baia dos Golfinhos. Para chegar até essa praia, eu gosto de descer na praia do Centro (foto abaixo) e ir caminhando pela beira do mar. Aqui você pode apenas relaxar ou se estiver na disposição alugar um caiaque ou SUP.





A chance de você cruzar com golfinhos por aqui é super alta e geralmente de manhã cedo, mas sempre se informe com a galera local ao chegar na praia!

Fuja do passeio de barco que é vendido com a proposta de ver golfinhos - particularmente eu acho bem agressivo e gera um desequilíbrio ambiental pela quantidade de barcos e o stress causado à vida marinha. Mas a escolha é sua!


Para o pôr do sol sob um novo ângulo, a pedida é ir para Tibau do Sul - na minha opinião o lugar mais lindo pra ver o pôr do sol nessa região. Vale chegar umas 16h00 por lá e escolher a própria Lagoa de Guaraíras de Tibau do Sul ou um dos bares badalados com direito a música ao vivo e bons drinks como a Creperia Marinas e o Cavalo Marinho também na Lagoa.






Dia 3 – praia do madeiro


A praia do Madeiro é a praia do badalo, do agito. Para chegar lá você tem duas alternativas, a primeira (pra quem curte uma caminhada) é descer pelo Centro - sempre de olho na tábua de maré - e ir caminhando até chegar lá. Eu super recomendo ir nessa opção porque o visual é incrível, você passa pela praia do Centro, Baia dos Golfinhos. Caso você não se anime ou a maré esteja alta, você chega lá de carro saindo do Centro e desce a famosa escadaria que te proporciona já um visual de tirar o fôlego e na subida vai fazer você perder o fôlego de acordo com seu nível de preparo físico rsrs.


Chegando na praia, você tem uma diversidade de barracas para ficar, eu sempre fico em um dos extremos que eu considero sempre mais tranquilos. É uma praia de surf também, mas bem mais tranquila que a praia do Amor. Se estiver na disposição de fazer umas aulas, essa praia é ótima!

Rola massagem, bons drinks, comida, bastante argentinos vendendo milhões de coisas e mais um visual incrível.


Pegar um por do sol em Tibau do Sul novamente é a minha pedida!





Dia 4 – praia DE SIBAÚMA


A praia de Sibaúma é um paraíso próximo a Pipa e não tão explorado. Uma praia bem selvagem, com falésias, mirantes de tirar o fôlego e inúmeras piscinas naturais formadas na maré baixa. Parada obrigatória por aqui! Como é uma região com pouca estrutura, pelo menos na época que eu fui, é importante levar água (ou outra bebida) e algo para comer. Mas vale dar uma pesquisada em pousada e airbnb e de repente esticar mais um dia por lá.


Uma parada obrigatória por aqui é o encontro do rio e mar do Rio Catú que fica na parte Sul da praia já quase na divisa com Barra do Cunhaú.


Quando eu conheci, acabei passando um dia apenas, foi voltando de Pipa e estava com amigas de 4X4 então fizemos um trajeto off road incrível.



Dia 5 – BARRA DO CUNHAÚ


A Barra do Cunhaú é um vilarejo bem local e point da galera do Kite Surf. Para chegar lá você precisa atravessar em uma balsa. Tem muita coisa bacana para explorar aqui, eu só passei um dia, mas fica aqui minha dica de você dedicar mais tempo por aqui!




Tem piscinas naturais, ilha da Restinga, praia da Boca da Barra, praia do Pontal, praia da Barrinha e praia do Cunhaú.

Tenho muitos amigos da região que recomendam uns 3-4 dias por aqui.



Dia 6 – BAIA FORMOSA


A Baia Formosa é um outro vilarejo bem local e point da galera do surf. Outro lugar que eu passei o dia apenas, mas que está na lista de lugares que preciso voltar porque esse lugar é um charme e tem muita coisa legal para explorar.



O por do sol aqui é incrível no clássico mirante que tem na Baia. A praia do Sagi é uma praia maravilhosa!

Outra região que meus amigos frequentadores recomendam 3-4 dias por aqui.





1 Comment


alessbeach
Dec 15, 2020

Sua descrição eh perfeita , a leitura do lugar, bem vivida... cada palavra lida, mergulhei em memórias que a tanto tempo não usufruía ... obrigada amiga ameiiii

Like
COntato

Obrigado por sua mensagem. Em breve retornarei.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest

© 2020  INSPIRAPÉ | Natasha Sawäya 

bottom of page